Nesta segunda-feira (23), quarta e última noite do Camaforró 2025, a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) mantém sua atuação no evento, com atendimentos de urgência e emergência.
Somente neste domingo (22), a estrutura de saúde no Espaço Camaçari realizou 123 atendimentos, sem nenhuma transferência para unidades de referência. De acordo com a Sesau a maioria são registros de embriaguez.
Com isso, o total de ocorrências nos três primeiros dias de festa, de sexta (20) a domingo (22), chegou a 285 atendimentos, sendo três transferências realizadas para outras unidades de saúde do município.
A avaliação da Sesau tem sido positiva. A estrutura fixa montada no Espaço Camaçari conta com 14 leitos, sendo 12 destinados à observação e dois para procedimentos de reanimação cardíaca e suturas. Diariamente, uma equipe multiprofissional composta por três médicos, três enfermeiros, sete técnicos de enfermagem e equipe administrativa garante o funcionamento do posto de atendimento. Além disso, duas ambulâncias – uma de suporte básico e outra avançado – estão de prontidão com profissionais capacitados para o atendimento e remoção, se necessário. Ao todo, 31 servidores da Sesau atuam por dia no evento.
A secretária de Saúde, Rosangela Almeida, avaliou os números dos atendimentos durante o Camaforró. “Um balanço superpositivo da festa, o número de atendimentos dentro do esperado, a grande maioria de casos leves. A equipe está muito feliz, todo mundo muito preparado, a equipe toda unida e a gente espera que hoje também seja uma noite tranquila, de alegria, de festa e a gente está lá para trabalhar”, finalizou.
Na área de prevenção, o estande “Fique Sabendo”, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), segue com atuação intensa no evento – este é o primeiro ano da ação no Camaforró. Até o domingo (22), 621 pessoas foram atendidas, totalizando 2.238 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Foram identificados 27 casos positivos, sendo 24 para sífilis e três para hepatite C.
A ação oferece um serviço completo, com atendimento pré e pós-teste, incluindo início imediato do tratamento para sífilis nos casos diagnosticados e orientação para continuidade do cuidado nas unidades de referência do SUS para os demais diagnósticos.
Coordenado por Tiago Jordão, o estande conta com cerca de 30 profissionais por noite, além de uma equipe de captadores que circula pelo Espaço Camaçari convidando o público a participar da iniciativa. “O trabalho foi excelente. A gente teve uma equipe muito empenhada nessa estreia do ‘Fique Sabendo’ no Camaforró. Foi uma iniciativa de sucesso. No meio do plantão a gente já pode avaliar que foi muito sucesso. Pela aceitação do público, tanto dos exames que a gente oferece, o número de testes que a gente conseguiu distribuir, preservativos, gel lubrificante. Tudo deu muito certo”, avaliou.
Além das testagens, a ação distribuiu, até o domingo, 12.200 preservativos masculinos, 1.850 preservativos femininos e 3.300 unidades de gel lubrificante.