Camaçari participa de campanha mundial contra afogamentos

Crédito da Imagem: Foto de Rafael Kuster

Em 25 de julho celebra-se o Dia Mundial da Prevenção do Afogamento – data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), difundida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e capitaneada no país pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), com apoio do Programa Bandeira Azul. Visando alertar a população sobre a importância da conscientização e da prevenção aos afogamentos, desde 2021, foi criada a Campanha “Go Blue”, responsável em promover várias atividades lúdicas ao redor do mundo.

Camaçari, município representado pela Secretaria de Turismo (Setur), possui duas praias contemplados com o Selo Internacional Bandeira Azul, programa que apoia a campanha global instruindo as cidades sobre a necessidade de respeitar os cuidados necessários ao entrar no mar, e reforçando a importância do respeito às condições naturais do ambiente.

Com ampla representatividade no setor turístico da Bahia, Camaçari comporta praias paradisíacas distribuídas em 42 quilômetros (km) de orla, além de regiões de Mata Atlântica e áreas de proteção ambiental (APAs), que abrigam rios, lagoas, cachoeiras e corredeiras –realidade que tonifica o apoio à campanha.

No município, o Salvamar (Salvamento Marítimo de Camaçari), coordenado pela Defesa Civil, realiza um trabalho contínuo de alerta aos banhistas locais, bem como aos visitantes e turistas. Entre as principais recomendações destacadas pelos especialistas em salvamento aquático estão: nunca nade sozinho, especialmente em áreas sem vigilância; crianças e idosos devem estar sempre sob supervisão; evite entrar no mar após consumir bebidas alcoólicas ou logo após as refeições; boias não substituem habilidades de natação, pois podem estourar ou se soltar; mantenha distância da arrebentação e de locais com pedras ou embarcações; e em caso de prática de esportes aquáticos, use equipamentos de proteção.

Em nível nacional, entre as diversas atividades propostas pela “Go Blue” está o hasteamento de bandeiras, como forma de alertar os banhistas sobre os riscos relacionados ao mar, além de ações educativas com guarda-vidas ou, ainda, mobilizações on-line nas redes sociais ao longo de todo o dia 25 de julho (sexta-feira).

De acordo com dados da Sobrasa, no país, o afogamento é uma das principais causas de morte entre crianças e jovens, com cerca de 16 óbitos diários. Em 2024, a Campanha “Go Blue” impactou mais de 12 milhões de pessoas.