A auditoria de supervisão do Pró-Gestão RPPS – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios –, atestou que o Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) superou boa parte dos requisitos do Nível III, cumprindo, inclusive, diversas ações exigidas apenas no Nível IV, o mais elevado da iniciativa, que visa incentivar a adoção de boas práticas de gestão, governança e transparência.
A análise minuciosa foi conduzida pela auditora Ketley Morais, do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), confirmando o atendimento de 23 das 24 ações analisadas, conforme estabelecido na versão 3.6 do manual do programa.
Durante a auditoria, foram avaliados diversos critérios, como planejamento estratégico, código de ética, transparência, gestão de pessoas, estrutura de controle interno, educação previdenciária, segurança da informação, política de investimentos, além de ações de diálogo com os segurados e a sociedade.
A auditora Ketley Morais destacou como diferencial do ISSM as iniciativas voltadas à aproximação com os servidores. “O instituto está de parabéns por todas as ações de diálogo com o servidor. De todos os RPPS que visitei, dos níveis I ao IV, o ISSM é o que mais realiza ações com esse objetivo. Continuem com o trabalho que estão fazendo”, recomendou.
Entre as iniciativas pontuadas estão o Programa de Preparo para a Aposentadoria (PPA), o Conecta ISSM, bem como as atividades do Grupo Amizade e Paz, que reúnem aposentados do instituto em atividades, como oficinas, cursos, ações de bem-estar, lazer e aprendizado, que são organizadas pela Comissão de Projetos Especiais, instituída em 2025 e presidida pela servidora Caroline Damasceno.
Também foram destacados, positivamente, o alto índice de certificação dos dirigentes, conselheiros e membros do Comitê de Investimentos; a acessibilidade e atualização do site institucional; e as ações de educação previdenciária.
A diretora-superintendente do ISSM, Dulce Nazaré, celebrou o resultado, reconhecendo o empenho da equipe. “Tudo isso é reflexo do comprometimento e dedicação de cada servidor do instituto, que tem buscado inovar, dialogar e construir uma gestão previdenciária moderna, ética e participativa. E o reconhecimento é a confirmação do nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados aos nossos segurados”, ressaltou.
O diretor de Administração e Finanças do ISSM, Renato Reis Brito, também destacou a importância da auditoria. “Eu vejo como algo bastante positivo, porque cada vez mais orienta o instituto para boas práticas de gestão do RPPS. O ISSM vai fazer o possível para suprir os pontos identificados, inclusive, na busca de um nível ainda maior de certificação, que é o Nível IV”.
Já a presidente da Comissão Pró-Gestão no âmbito do ISSM, Ana Clara Almeida, reforçou a relevância do programa. “O Pró-Gestão nos ajuda a organizar e qualificar os nossos processos internos. Mais que uma certificação, ele é uma ferramenta que orienta a construção de uma gestão cada vez mais eficiente, transparente e centrada nas pessoas”. Ainda compõem a comissão os servidores Elma Carvalho, Andréa Barbosa, Rogério Correia, Juliana Gomes e Rita Martins.
A auditoria de supervisão, que ocorre anualmente, foi realizada nos dias 14 e 15 de julho. Depois de um ano de obtenção da certificação Nível III, o ISSM poderá aderir ao Nível IV.