Conexão Juventude: Sejuv leva palestras educativas para escolas da rede estadual de Camaçari

Crédito da Imagem: Foto de Patrick Abreu

Mediar diálogos e ações, através de atividades lúdicas que ampliam reflexões e o senso crítico dos jovens. Esse é um dos objetivos do projeto Conexão Juventude, promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv). A iniciativa, comandada pela Coordenação de Juventude da pasta, tem levado palestras educativas para escolas da rede estadual de ensino de Camaçari.

Nesta sexta-feira (1°), dando seguimento ao ciclo de atividades, os alunos do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP) puderam debater questões atuais sobre o meio ambiente. A palestra, conduzida pelo advogado, arquiteto e urbanista, especialista em Direito Ambiental e Urbanístico, Juan Sterfan, teve como foco a crise climática.

Como explicou Sterfan, a Constituição estabelece que é dever de todos, tanto do Estado como da sociedade, a preservação do meio ambiente e a garantia de que ele seja ecologicamente equilibrado. Seguindo esta linha, o especialista abordou como as mudanças climáticas impactam a realidade de Camaçari e colocou na mesa também a discussão sobre racismo ambiental.

“O intuito é fazer com que eles pensem mais sobre a construção de uma cidade resiliente, resistente a mudanças que já existem e sempre existiram, mas que agora estão sendo intensificadas”, pontuou Juan Sterfan, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Direito Urbanístico (COMAMDU) da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia – Subseção Camaçari (OAB Camaçari).

Os alunos do 1° Ano B, do curso técnico em Mecatrônica, celebraram a ação. “Muito importante e necessário esse momento. Aprendi informações que não sabia, de uma forma bem dinâmica e até divertida”, avaliou Max Natan, 15 anos, morador do bairro Nova Vitória.

Guilherme Daniel de Jesus, 15 anos, reforçou a fala do amigo trazendo o conceito de meio ambiente dentro das percepções que acredita. “Gostei quando o Juan perguntou o que era meio ambiente. Fiquei com vergonha de falar na hora, mas para mim são as interações dos elementos naturais e dos artificiais, criados pelos humanos e muitas vezes tão prejudiciais”, ponderou o jovem, morador do Verde Horizonte.

Alef Cardoso, 15 anos, revelou como percebe os impactos significativos dessas transformações a longo prazo na saúde. “Essas mudanças climáticas afetam nossa respiração. Eu gosto de fechar os olhos e respirar profundo, aí lembro da poluição, da qualidade do ar, dos poluentes”, analisou o estudante, residente na Bomba.

Já Gustavo Vidal, 15 anos, morador do Jardim Limoeiro, acrescentou à reflexão, trazendo implicações na temperatura e no clima. “Nunca passamos por uma fase tão louca de muito calor e às vezes muita chuva. Sem contar a falta de cuidado com os rios. O advogado falou muito hoje sobre o nosso Rio Joanes, histórico e pouco falado”, ponderou.

O professor de Física e Ciências Naturais, Lídio Mascarenhas, parabenizou a parceria entre município e Estado, destacando os benefícios que essas atividades extracurriculares representam na formação dos alunos. “Fiquei feliz em ver a questão ambiental fomentada, e mais ainda em ver a integração das escolas públicas nos seus distintos âmbitos. Todos devemos estar engajados nesse propósito, que só vem para somar. Esperamos por mais projetos assim”, comemorou.

A ação desta sexta-feira, realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), foi finalizada com o plantio de árvores nativas na área do estacionamento do colégio. A iniciativa também é uma forma de iniciar o mês de agosto de maneira festiva, cujo ápice está no dia 12, data que marca o Dia Internacional da Juventude.

“Começamos o mês da juventude em Camaçari de uma forma muito significativa, com interação e informação unidas. Hoje trazendo a importância de cuidar e contribuir diretamente com a melhoria do nosso planeta. Essa iniciativa vai além, teremos muitas outras”, enalteceu Philipe Pimentel, assessor executivo da Sejuv.

Inicialmente, o projeto Conexão Juventude vai alcançar quatro escolas estaduais instaladas no município. A primeira ação do ciclo foi realizada no Colégio Estadual de Tempo Integral Gonçalo Muniz, localizado na Gleba C. No CETEP, o projeto ainda realizará mais três ações educativas, todas com plantio de árvores.