Crédito da imagem: Foto de Joka O. Gueiros/Secom PMS
Os módulos operados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador prestaram assistência a 4.859 foliões durante os seis dias oficiais do Carnaval de Salvador, entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março. A otimização do acesso aos primeiros socorros e as ações preventivas em todos os segmentos da festa refletiram na redução de 15% dos atendimentos gerais na comparação com o mesmo período da folia do ano passado.
O índice de resolutividade comprova também a capacidade das equipes e a estrutura de ponta ofertada pela SMS, com 96% dos casos solucionados nos próprios postos espalhados pelos circuitos. Apenas 4% das ocorrências (194) precisaram de transferência para UPAs e hospitais de retaguarda, sendo que mais da metade (56%) foi regulada para unidades municipais ou contratualizadas pela Saúde municipal.
O titular da SMS, Rodrigo Alves, destaca a atuação de todos os profissionais envolvidos na assistência qualificada aos foliões. “O SUS de Salvador mostrou mais uma vez a capacidade técnica e o total compromisso de levar cuidado e prevenção em eventos de grande porte, como o Carnaval. Todo o trabalho ordenado da Prefeitura também colaborou para que os números se mantivessem estáveis ou em queda na maioria dos perfis de atendimentos nos módulos instalados nos circuitos da folia”, pontuou.
Tipos de atendimentos – Os pacientes com quadro de natureza clínica lideraram os números de atendimentos, com cerca de 4 mil ocorrências; seguidos por ortopédicos (380), bucomaxilofacial (296), enfermagem (115), cirúrgico (296), enfermagem (115) e cirúrgico (80). Os principais acolhimentos nos seis dias oficiais da folia foram relacionados a náuseas/vômito; dores musculares dos membros inferiores e intoxicação alcoólica.
Na comparação com 2024, este ano os destaques de redução de ocorrências foram as cirúrgicas, com -54%, saindo de 172 para 80; e os atendimentos de enfermagem, com -30%, de 165 para 115.