SAC Camaçari passa a oferecer emissão da nova Carteira de Identidade sem agendamento

Crédito da Imagem: Foto de Divulgação

O atendimento acontece por ordem de chegada pela manhã.

A partir desta quarta-feira (3), os moradores de Camaçari podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) sem necessidade de agendamento, em atendimento por ordem de chegada. A medida, implementada pelo SAC, atende a pedidos da população e também estará disponível na unidade de Lauro de Freitas e outras três em Salvador.

O atendimento presencial sem agendamento será realizado no período da manhã no posto SAC Camaçari, localizado no Boulevard Shopping. No período da tarde, o serviço continuará sendo feito mediante agendamento pelo aplicativo ou portal ba.gov.br.

O SAC aplicará a novidade em etapas: a partir de segunda-feira (8), os 51 Pontos SAC do interior realizarão 100% do atendimento da CIN por ordem de chegada. Já na quarta-feira (10), os postos SAC Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Uruguai (em Salvador) e Simões Filho (RMS) também adotarão o modelo: atendimento por ordem de chegada pela manhã e agendamento à tarde.

A nova CIN será obrigatória para todos os brasileiros somente a partir de março de 2032. Até lá, o RG tradicional continua válido em todo o território nacional. A primeira via da CIN é gratuita e utiliza o número do CPF como identificação única. É necessário apresentar a certidão original de nascimento ou de estado civil atualizada.

O documento permite incluir outros números, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Também é possível registrar condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física ou intelectual, além de informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por doação de órgãos. O nome social pode ser incluído mediante solicitação do cidadão.

A CIN possui versão digital, disponível no GOV.BR três dias após a emissão, e QR Code para verificação de autenticidade e dados. Sua validade varia conforme a idade: 0 a 12 anos, 5 anos; 12 a 60 anos, 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial da SAEB (www.ba.gov.br/administracao), no site do SAC (www.sac.ba.gov.br) ou pelo call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (telefone fixo).