Segurança é uma das prioridades no Festival de Arembepe 2025

Crédito da Imagem: Foto de Patrick Abreu

Neste sábado (29), o primeiro dia do Festival de Arembepe 2025 foi marcado pela grandiosidade, alegria e, principalmente, pela segurança. Organizado sob o tema “Conectado com a Alegria”, o evento atraiu milhares de pessoas, e contou com o trabalho conjunto de diversos órgãos municipais e estaduais, com destaque para a Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros Militar, e das polícias Militar e Civil – que somam um total de 1.455 profissionais –, que, juntos, vão garantir a integridade de todos durante os três dias de festividade.

Antes do início do evento, um planejamento minucioso foi realizado por essas forças de segurança, com ações de prevenção, fiscalização e estruturação para lidar com qualquer situação que pudesse surgir. A Defesa Civil de Camaçari foi a responsável por coordenar as ações de prevenção e segurança, com foco na avaliação da estrutura montada e no monitoramento das condições climáticas e ambientais da região.

Uma das etapas mais importantes foi a fiscalização detalhada da montagem dos palcos, camarotes, e áreas de circulação do público. O trabalho conjunto entre os órgãos inclui uma inspeção rigorosa para verificar a estabilidade das estruturas e garantir que todos os espaços estivessem adequadamente sinalizados, com saídas de emergência e com pontos de apoio médico bem definidos.

A atuação da Polícia Militar (PM) foi essencial para a segurança pública durante o evento, com foco principal no vídeo monitoramento. Com um efetivo especializado e distribuído ao longo do evento, os policiais utilizaram tecnologia para identificar e localizar qualquer indivíduo com mandado de prisão em aberto.

Para o Capitão Francisco Júnior, responsável pelo controle do monitoramento, a ação é essencial para coibir tumultos. “Nossa estratégia garante que o festival possa ocorrer sem tumultos ou incidentes de grande porte. Além disso, nossas equipes realizam abordagens a situações suspeitas e previnem o crime, proporcionando um ambiente mais seguro para os participantes”, destacou.

Durante os dias de festividade, o Corpo de Bombeiros Militar também teve um papel de destaque, com postos de atendimento médico e equipes de resgate de prontidão em pontos estratégicos. A estrutura de apoio à saúde foi intensificada, com ambulâncias e profissionais disponíveis para responder a qualquer emergência, além de pontos de hidratação espalhados pela festa, para garantir o bem-estar dos foliões.

De acordo com a tenente-coronel do Corpo dos Bombeiros, Maracy Vieira, o efetivo está de prontidão para atender a população. “Estamos com um efetivo de 100% durante o dia, e à noite nossos bombeiros estão dispostos e atentos para qualquer intercorrência. Além disso, fizemos todo o trabalho de prevenção e de verificação dos equipamentos de segurança”, pontuou.

A organização do evento também contou com o apoio de orientações claras sobre segurança, com placas informativas e uma comunicação constante com o público. A prevenção de acidentes e o incentivo à colaboração dos participantes, para o cumprimento das normas de segurança, foram essenciais para garantir que o festival seja um momento de diversão, mas também de responsabilidade.

Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, o Festival de Arembepe encerra a temporada das tradicionais lavagens e festas populares do município. Os festejos seguem até a segunda-feira (31).